+55 48 991423975
  • Trilha do Rio do Boi3

O Rio do Boi é o rio que forma o Canyon Itaimbezinho, e configura uma  trilha de aventura e  de beleza impressionantes, pois se caminha por dentro da grande garganta do  Canyon entre paredões de até 720m. Esta Trilha é realizada no Parque Nacional de Aparados da Serra, e para percorre-la é obrigatória a contratação de guias credenciados ao ICMBio.

A origem do nome Rio do Boi surgiu no tempo das tropas que desciam os campos de cima da serra abrindo caminho montanha abaixo, pelas íngremes escarpas da serra geral. Diz a lenda que em uma das' tropeadas' um boi se desgarrou da tropa e caiu no penhasco que culminava no rio de pedras que cortava a montanha. Esta é uma das versões da origem do nome do Rio do Boi.

A trilha que percorre o Rio do Boi em direção a montanha tem duração aproximada de 8 horas com caminhada difícil sobre as pedras de seixo rolado por 15km em um terreno bastante irregular. Atravessamos o rio mais ou menos umas 20 vezes dentro do Canyon, com água que pode chegar até a cintura, sempre em busca do melhor caminho a seguir.

A trilha do Rio do Boi está localizada no Município de Praia Grande/SC,  a 12km do centro da cidade. Para quem vem de Cambará do Sul/RS são 50km de chão batido a ser percorrido de carro até o início da trilha.

Hospede-se no Costão da Fortaleza Lodge para realizar a Trilha do Rio do Boi!

Fechar