+55 48 991423975

... para melhorar o mundo que vivemos.

Captação e Tratamento das Águas: a água potável é captada de vertentes na montanha e abastecem, por gravidade, os reservatórios da propriedade. Após sua utilização, a água passa por um rigoroso tratamento, através de uma estação composta por 6 etapas. Quatro destas são tanques hermeticamente fechados onde a água passa por fermentação anaeróbica e decantação. Ao sair desses tanques, já com 85% de limpeza, a água vai para um tratamento chamado leito cultivado com plantas próprias de brejo e, finalmente destina-se, já limpa, a um lago com plantas aquáticas e peixes, para então voltar à natureza.

Utilização de Água das Chuvas :captada através dos telhados e armazenada em três grandes reservatórios somando 21 mil litros. Esta água da chuva é utilizada para irrigação dos jardins, lavagem das calçadas e deques e limpeza geral.

Aquecimento ambiental interno: as suítes, bem como outras dependências da casa, são aquecidas por um equipamento importado chamado recuperador de calor localizado na sala de estar, que abastecido por lenha, quando queimada, o calor é conduzido por tubulações térmicas. Esse sistema, além de agregar uma agradável temperatura aos ambientes internos, promove representativa economia de lenha e grande aproveitamento do calor

Aquecimento das Águas: as águas que abastecem todas as torneiras e chuveiros da casa são utilizadas por monocomandos, destinando águas frias e quentes. O aquecimento ocorre através de um fogão localizado na cozinha, munido por serpentina de cobre que conduz a água pelo interior da fornalha seguindo a água quente para o armazenamento em um boiller que a mantém aquecida por vários dias. Este processo resulta nos chuveiros ecológicos.

Iluminação Natural: a casa conta com 35 amplas janelas de vidro, todas panorâmicas. 12 destas janelas são de teto que mantém a casa iluminada, desde o primeiro até o último raio de luz, sendo iluminada inclusive pela lua cheia.

Manta Térmica: a casa foi revestida com manta térmica entre o telhado e o teto, com a finalidade de manter a temperatura agradável, tanto nos dias quentes, como nos dias frios.

Controle biológico de insetos: nas áreas de circulação de pessoas foi plantado citronela para combater insetos, principalmente moscas e mosquitos. Esta planta também serve para chás calmante, contra insônia e para dores de cabeça.

Acessibilidade a cadeirantes: apesar de ser uma construção na montanha e não ter nenhum espaço plano, em todas as áreas de acesso social foram construídas rampas de acesso a cadeiras de rodas, bem como a preocupação com corredores e porta amplas para melhor mobilidade e comodidade de todas as pessoas.

Horta e pomar orgânicos : a horta abastece a cozinha do lodge. As verduras, temperos e legumes são cultivados sem a utilização de fertilizantes químicos e pesticidas. No pomar são cultivadas espécies frutíferas. A Irrigação ocorre com água do Extravasor (ladrão, Sobras da Caixa d'água)

Plantio de Árvores: Nas áreas externas  são plantadas constantemente árvores nativas da Mata Atlântica e algumas plantas exóticas que compoem o paisagismo.

Separação do Lixo: o Lixo seco é recolhido pela coleta municipal e o lixo orgânico é destinado a composteira.

Composteira: todo o Lixo Orgânico produzido no Lodge é tratado em uma composteira que produz o adubo utilizado na horta e pomar.

Troca de toalhas e roupas de cama : a troca das toalhas utilizadas pelos hóspedes ocorre a cada 2 dias ou quanton solicitado. A troca de roupas de cama ocorre a cada 4 dias ou quando solicitado.

Utilização de lâmpadas econômicas: em toda a iluminação utiliza-se lâmpadas econômicas ou led.

Aproveitamento das Sobras de Água:  a água do Extravasor (ladrão) além de servir para a irrigação dos jardins, horta e pomar, abastece fontes que ornamentam os jardins do lodge.

 

Fechar